MARIA ANGÉLICA GOMES


 
 
Atriz, palhaça, trapezista, brincante, bailarina. Integra o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. Formada pela Escola de Teatro Martins Penna(1992), Escola Nacional de Circo(1995), onde se especializou em números aéreos. É licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2011).







Em 1988 participou da criação da Cooperativa Abayomi, que desenvolve as bonecas negras sem cola ou costura, onde permaneceu por 18 anos e dirigiu o brinquedo- Cortejo Brincante Abayomi.
Durante 3 anos, participou da Cia de Dança Afro Primitivo do Rio de Janeiro.
Nos anos de 1997 e 1998, coordenou e executou o projeto Circo do Mundo, com adolescente em situação de risco integrantes dos projetos Se Essa Rua fosse Minha e Grupo Cultural Afro Reggae.
No Ano de 2000, criou a oficina permanente de acrobacia aérea do Teatro de Anônimo que ministra até hoje. É responsável também pelas aulas de circo da oficina Circo Atuação, direcionada ao público infantil e oficina Circo em Família, vivencia para crianças e seus responsáveis.
Em 1998 foi contemplada pela Bolsa VIRTUOSE – MINC para uma especialização em trapézio em Montreal (Canadá) sob a direção de André Simard e Alain Veilleux, tendo como resultado o número Caleidoscópio, que participou de vários festivais de circo, dentro e fora do país, como Suécia, Itália, Espanha, Argentina e Alemanha.

Como palhaça, teve em sua formação mestres como: Grupo Lume(Campinas), Sérgio Machado(RJ), Nani e Leris Colombaioni(Itália), Philippe Gaulier(França), Sotigui Kouyaté(Burquinafaso), Leo Bassi(Itália), Gardi Hutter(Suécia), Sue Morisson(Canadá) e Avner the Eccentric(EUA).

Na sua formação em dança teve aulas com Maria Alice Poupe, Ana Vitória, Edilson Sheriff, Márcia Rubin, Paulo Caldas , Paulo Mantuano, Cristina Moura, Andrea Jabor e Denise Stutz.
Trabalha com preparação e direção de números aéreos.
Atua nos espetáculos do repertório do Teatro de Anônimo como Roda Saia Gira Vida, Tomara que não Chova, Lar Doce Lar, Intermezzo, Melhor dos Mundos, As Duas e no projeto Noites de Parangolé. Participa da produção de eventos produzidos pelo grupo, como o Anjos do Picadeiro - Encontro Internacional de Palhaços, onde participa da curadoria.
Nos anos de 2013 e 2014, participou como convidada do Grupo Roda Gigante, visitando pediatrias de diversos Hospitais do Rio de Janeiro como palhaça.

Desde 2009, é professora de circo na Escola Casa Monte Alegre de educação infantil para crianças de 1 ano à 6 anos. 

VOLTAR
Flávia Berton - Regina Oliveira - Maria Angélica Gomes - Shirley Britto - Fábio Freitas - João Carlos Artigos - Ver todos