FLÁVIA BERTON

flavia@teatrodeanonimo.com.br





Trabalha desde 1988 com organizações culturais não governamentais que desenvolvem projetos na área de artes cênicas, patrimônio imaterial, é mestre em Psicossociologia de comunidades e ecologia social pela UFRJ e curso o MBA em Gestão Cultural da UCAM.






Desenvolveu os seguintes trabalhos:

1) Integra a equipe de gestão e produção do Teatro de Anônimo (desde 1996) onde Coordenou, produziu e administrou eventos como: Teatro de Anônimo 20 Anos; Incubadora de Gêneros Populares; Repertório de Anônimo (Petrobras); Circuito carioca de teatro de rua, circo e folias (prefeitura do Rio); Projeto Miscelânea de Anônimo; Teatro de Anônimo 15 anos; (Brasil Telecom) Montagem dos espetáculos: Homem Bomba, Lar doce Lar, Guardados, Almas Berrantes, Noites de Parangolé, In Conserto, Roda Saia Gira Vida, Tomara que não Chova; Produziu o intercâmbio com mestres da comicidade internacional como Leris Colombaioni (Itália), Sue Morrinson (Canadá) e Avner Eisenberg (EUA). Produziu a Publicação do livro Teatro de Anônimo: Sentidos de uma experiência;

2) É Coordenadora Geral do Encontro Internacional de Palhaços Anjos do Picadeiro da 1ª a 8ª edição (desde 1996). 3)É responsável pela Oficina Gestão para autonomia e produção cultural desde 2002, realizada nos estados: RJ, DF, PE, AP, RS, MG, CE, BA e PB. 4) Gestora da Cooperativa de Artistas Autônomos (desde 2002): Coordenação Geral do Projeto Território Cultural I e II(Petroquisa e Avon), e concepção do projeto Circuito Cultural Mercado do Peixe I e II - Programa Monumenta/UNESCO/MINC.
3) Fundou a Cooperativa Abayomi (1988 à 2006). Atua no Cortejo Brincante Abayomi pesquisando músicas, ritmos e danças populares. Foi responsável pela gestão e coordenação de projetos como: Exposições na Sala do Artista Popular das Exposições Retalhos do Brasil e Músicas do Brasil - Museu do Folclore – RJ. Coordenação do Programa de Capacitação de Jovens- Comunidade Solidária – Curso reciclagem total criativa – RJ. Coordenação dos Projetos Mãos Meninas e Reciclarte com jovens e mulheres – Setrab/RJ. Coordenação da Exposição ABAYOMI, ata e desata o imaginário popular – RJ. Produção e coordenação da participação no Projeto Móvel de Cultura e Meio Ambiente (MA) – Programa Universidade Solidária.

4) Fundou o Grupo Mil e Umas de contadores de histórias (1996-2007), grupo especializado em contos populares do mundo inteiro, valorizando a leitura. Integrando este grupo organizou o I e II encontro internacional de contadores de histórias.(SESC RJ).

5) Integra a equipe gestora do Centro Cultural de Tradições Afro-brasileiras Yle Asè Egi Omim (desde 2008), fazendo a direção de produção dos projetos Imagens de Axé (FASE) e Nlá Axé (MINC).


VOLTAR
Flávia Berton - Regina Oliveira - Maria Angélica Gomes - Shirley Britto - Fábio Freitas - João Carlos Artigos - Ver todos