Acrobacia Aérea



A oficina é ministrada desde 1999 e  tem por objetivo o desenvolvimento do potencial físico e artístico de cada indivíduo através do contato com os aparelhos (trapézio, corda, tecido, bambu e lira) até chegar ao improviso.

Essa oficina possibilita ao público que tenha ou não interesse na formação profissional, uma vivência no universo artístico. Ao longo desses anos, desenvolvemos uma metodologia própria e a cada semestre colocamos os alunos à prova com exercícios de montagem abertos ao público. Juntamos a essa metodologia nossa experiência com um teatro mais espontâneo e, embora o circo tenha na sua essência a superação de obstáculos, nos interessa  trabalhar exatamente no reconhecimento destes para que se descubra de que maneira se dá a relação do aluno com as limitações encontradas e se escolha a forma de as expor.

Nosso maior resultado está nos alunos e alunas que vêm nos acompanhando ao longo desses anos, suas mudanças na relação com seus próprios corpos e, consequentemente, nas relações com o entorno.

No trabalho, utilizamos:

1. alongamento como prevenção e preparação do corpo para um trabalho físico intenso;
2. exercícios educativos nos aparelhos buscando desenvolver a força e a resistência, além de um  aprimoramento técnico;
3. jogos lúdicos, trazendo uma interação com o coletivo e um aprendizado mais prazeroso;
4. dinâmicas envolvendo ritmo, consciência do espaço, sincronia, memória e improvisação nos aparelhos;
5. elementos básicos para a construção de um número desde a ideia  inicial até as formas de executá-la.

A oficina de acrobacia aérea é direcionada para o público adulto iniciado ou não na técnica.